Premio Estímulo

Reconhecido como uma das iniciativas mais importantes criadas pela Curta Minas, o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem é um projeto que trouxe resultados muito importantes para o setor audiovisual, principalmente o de Minas Gerais; edital criado pelos próprios sócios, que veio a tratar do fomento ao mercado, condições de valorização da mão-de-obra local, democracia no direito à concorrência, e suprir diretamente uma ausência de produção pela falta de políticas destinadas ao segmento.

Esse projeto virou referência no país, sendo a ABD mineira a pioneira nessa iniciativa, uma ação que aliou a cooperação do governo do estado, de empresas e da sociedade civil organizada, maior responsável pelo edital de produção.
Possibilitou que jovens iniciantes finalizassem seus curtas, profissionais encorpassem suas carreiras, gerando visibilidade às mesmas, e realizadores do interior vislumbrassem uma oportunidade. Difundiu a imagem do estado, dos parceiros, do patrocinador, por todas as capitais brasileiras, em inúmeros festivais nacionais e internacionais, além de tvs estrangeiras e até vôos comerciais.

Realizado em duas edições (2000 e 2005/06) possibilitou a existência, em 35 mm, de 21 curtas-metragens e dez vídeos minuto, unindo o formato da película ao do vídeo digital. O fomento é uma preocupação constante da Curta Minas/ABD-MG dentro da formação de políticas audiovisuais para Minas Gerais. E dentre os elos da cadeia produtiva, o Prêmio, sem dúvida, é sempre esperado com grande expectativa pelos realizadores.
A cada edição realizadores se renovam, novos surgem, e a produção independente de Minas Gerais ganha as telas brasileiras e internacionais com destaque e reconhecimento.