Oficinas de Aprimoramento

Oficinas de Aprimoramento Técnico e Artístico em Audiovisual

Uma das questões que mais se discute, hoje, e um dos grandes desafios que o setor audiovisual enfrenta é a Formação Profissional. Sabemos que formação é parte integrante de qualquer que seja o projeto que pense nas bases de uma indústria audiovisual. Preocupada com a questão de capacitação e aprimoramento de profissionais da área, a Associação Curta Minas/ABD-MG, através deste projeto de oficinas com a participação de professores renomados e experientes, pretende criar subsídios para que os profissionais residentes no estado possam qualificar seus conhecimentos.
Consideramos que é de fundamental importância que se criem meios para que os profissionais do setor possam se aperfeiçoar, façam intercâmbio e que novos surjam. É inerente ao setor do audiovisual que segmentos distintos como música, artes plásticas, interpretação cênica estejam assim unidos, e falta isso na cidade e no estado. Busca-se a aproximação das categorias que é (deve) ser natural num mercado de produção audiovisual. Capacitar os profissionais do estado.

Evita-se com isso a necessidade de se “importar” profissionais, de fora do estado, bem como resultado se tem um mercado mais estruturado com demandas de mão-de-obra atendidas, mais competitivo e com mais oportunidades e reconhecimento profissional.
Devemos considerar que se a teconologia digital possibiitou o aumento da produção, e isso é uma constante, constante deve ser também a busca de atender à esta demanda gerada, seja na qualificação dos profissionais que dela fazem uso para as produçoes de ficção, quanto aqueles que as usam para realizarem seus documentários.

Com mais essa iniciativa a Associação Curta Minas/ABD-MG cumpre seu papel de fomentar o setor, possibilitando que haja um desenvolvimento compreendido na realização de ações e eventos de difusão que vem se efetivando, bem como de começar a atender à capacitação desses profissionais que aqui estão.
O projeto já contou com oficinas de Direção de Atores, com o preparador Sergio Penna, renomado por seus trabalhos em filmes como Carandiru e Bicho de Sete Cabeças. Direção de Arte com vencedor do Kikito de Ouro, Oswaldo Lioi. Essa oficina contou com um workshop de Direção de Fotografia com Luís Abramo.