Mostra Curta Minas

A Mostra Curta Minas é um evento bienal organizado pela Associação Curta Minas/ABD-MG, que tem como finalidade a democratização do acesso ao público do panorama da produção de curtas metragens e vídeos brasileiros, principalmente do estado de Minas Gerais, permitindo assim a formação de público e a disseminação da cultura brasileira.
Em apenas três edições a mostra acumulou um público de aproximadamente 48 mil espectadores.

Objetivo

a) Democratizar o acesso ao público de Minas Gerais do panorama atual da produção de curtas metragens e vídeos brasileiros, inclusive mineiros.
b) Formação de público, estimulando assim um olhar para a cultura brasileira.
c) Realização de debates com realizadores mineiros e de outros estados, promovendo o intercâmbio de informações, possibilitando a formação de novos conceitos e uma análise crítica da produção audiovisual e dos problemas políticos e mercadológicos do setor.
d) Realização de oficinas que permitam o aperfeiçoamento dos técnicos e intercâmbio de tecnologias aprimorando a formação audiovisual em Belo Horizonte.

Catálogo Curta Minas
Produção Mineira de Curtas, Medias e Vídeos
1990-2003

A Associação Curta Minas/ABD-MG desde a sua fundação tem como preocupação a memória da produção audiovisual mineira. O Resultado disso foi o lançamento em 2003 do catálogo sobre a produção mineira de curtas, médias e vídeos – 1990 a 2003. Minas Gerais já produziu pelo menos duas obras essenciais deste gênero: Minas Gerais – Ensaio de Filmografia, de Márcio Rocha Galdino e O Cinema em Belo Horizonte: Do Cineclubismo à Produção Cinematográfica na Década de 60, do mestre José Américo Ribeiro.

Este catálogo que fizemos trouxe uma grande novidade em relação aos outros: a inclusão da produção videográfica que já merecia ser incorporada em publicações deste gênero. Desde os anos 80 Minas Gerais é destaque nacional na produção de vídeos.