Relatório Diretoria – Gestão 2007-2008

ABRIL 2008

Reunião da ABD e encontro do DOCTV em Brasília. A Daniela foi como representante da Curta Minas

Série de reuniões com captadores para os patrocínios do projeto

A Curta Minas da apoio a vinda do Rodrigo Diaz – Diretor Artístico do Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste (Itália) e Consultor para a América Latina do Festival de Cinema de Veneza e do Torino Film Festival (Itália).

Inicio da Primeira fase do projeto: Oficinas de Aprimoramento Técnico e Artístico em Minas Gerais. 1ª fase contou com a Oficina de Interpretação para Cinema com o renomado preparador de elenco Sergio Penna.

MARÇO 2008

Carta para os senadores a respeito da PL29-2007

Reunião especial da Curta Minas com a presença da Sônia e da Silvia sobre a lei e o e o fundo estadual

Eleição da CMIC – articulação e eleição de Cristiano Abud como representante do audiovisual

Evento -Mostra de Animação na Câmara dos Vereadores – com a participação Cláudio Constantino

Reunião do Filme em Minas. Presentes -Cláudio C, Gui Fiúza, Dani – propostas para revisão do programa, edital de curtas características e valores, animação, estreante,

Abertura do Cineclube Curta Circuito 2008 com a presença do cineasta José Mojica Marins “Zé do Caixão”.

FEVEREIRO 2008

Mostra Filmes Polvo – Curta Minas foi uma das apoiadoras do evento.

Ida a Brasília – articulação para a aprovação da MP 398 /207 da Tv. Presidente foi ate Brasília e junto com outras entidades participou das manifestações e articulações junto aos deputados e senadores para a aprovação da MP;

Cine SESI Cultural – A Curta Minas apoiou este projeto de exibição em prça pública, ao ar livre. Esteve representada pelo presidente na cidade de Pirapora, para a penúltima sessão da edição do projeto. Foram 10 cidades do interior do estado. Foram feitas duas entrevistas em rádio locais divulgando a ação e falando da Curta Minas.

Reunião sobre o Prêmio Sesc Sated com a Magdalena Rodrigues, presidente do SATED MG.

JANEIRO 2008

Fórum Mineiro do Audiovisual – Reunião com Manoel Rangel – Ancine

11ª Mostra de Cinema de Tiradentes – A Curta Minas realizou o encontro sobre a Tv Brasil em parceria com a ABD nacional. Convidamos o Adriano de Angelis que falou sobre como estava funcionando a TV Brasil, as possibilidades. Estiveram presentes o Presidente, o Vice, a Solange Lima e o Geraldo Moraes que falou sobre a diversidade cultural

Mostra de Atibaia – representada pelo presidente pela diretora de comunicação. Fomos convidados para ser palestrantes numa mesma que tratava da questão da exibição e o Cineclube Curta Circuito e o Circuito ABD-CNC foram as bases do evento. Ocorreu também a reunião da ABD com a participação de diretores nacionais e conselheiros, vendo a questão de com a entidade está indo.

Renovação do certificado do Cineclube e da Mostra Curta Minas até junho

DEZEMBRO
2007

Aprovação dos 2 projetos na Lei Municipal (Cineclube Curta Circuito e Oficinas de Aprimoramento Técnico e Artístico em Minas Gerais).

Aprovação dos 2 projetos na Lei Estadual (Manutenção da Associação Curta Minas e Cineclube Curta Circuito e Mapeamento dos Cineclubes no Estado de Minas Gerais)

Encerramento do Cineclube Curta Circuito com a sessão do Vladimir Carvalho

CBC – Em São Roque (SP) ocorreu a assembléia dão CBC e o presidente da Curta Minas foi eleito diretor do CBC, gestão 2008/2009

Festival Perpendicular de Cinema de Uberlândia.

NOVEMBRO 2007

Primeira Reunião do Ciclo Especial de Reuniões da Curta Minas, sobre Co-produção Internacional com a presença dos seguintes convidados: Suzana Markus e Guilherme Fiúza.

Fórum Mineiro do Audiovisual – Reunião com a secretaria de Cultura Eleonora Santa Rosa- discutir Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Mandamos projetos do Cineclube Curta Circuito e 4ª Mostra Curta Minas para o edital da Oi futuro

OUTUBRO 2007

Fórum Mineiro do Audiovisual – Reunião com a Maria Antonieta – presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte – Discutir Lei e Fundo Municipal .

Palestra da Curta Minas – com Cláudio Constantino e Daniela Fernandes

Lançamento da TEIA – Palácio das Artes

Assembléia Legislativa – Discussão e sugestões de mudança da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Viagem para Vitória para a Pré-Jornada dos Cineclubes. A Curta Minas foi representada pelo Presidente Cláudio Constantino (Cineclube Curta Circuito) e pela Diretora de Comunicação, Daniela Fernandes (Circuito CNC-ABD de exibição)

SETEMBRO 2007

Entrega dos Projetos na lei Municipal: Cineclube Curta Circuito e Oficinas de Aprimoramento Técnico e Artístico em Minas Gerais.

Aprovação do Cineclube me lei federal

Cineclube Curta Circuito especial aniversario de 6 anos com a presença do cineasta pernambucano Eric Laurence.

Palestra FUCA (Festival Universitário) – com Cláudio Constantino e Guilherme Fiuza

AGOSTO 2007

Lançamento do Projeto TEIA com o Ministro Gilberto Gil no Palácio das Artes

Cineclube Curta Circuito especial com o Realizador José Eduardo Belmonte.

Festival de Curtas SP – Eleição da ABD nacional. – representada pelo presidente

Resultado do Fundo Estadual de Cultura – fomos contemplados com o Projeto Curta o Acervo – Pesquisa e Memória do Audiovisual Mineiro de Curtas e Documentários.

Entrega dos projetos Manutenção da Associação Curta Minas e Cineclube Curta Circuito e Mapeamento dos Cineclubes no Estado de Minas Gerais para a Lei estadual de Incentivo a Cultura

Encaminhamos o projeto do Cineclube Curta Circuito para a Votorantin.

JULHO 2007

Reunião da ABD nacional durante o 9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Estiveram presentes: Solange Lima, Danielle Bertolini, Hermano Figueiredo, Dario Gulart, Marcio Blanco.

Reunião do Fórum Mineiro do Audiovisual dentro do 9º Festival Internacional de Curtas. Reunião onde foram feitas propostas para as leis (municipal,estadual,federal)

Apoio da Curta Minas no lançamento da Programadora Brasil durante o 9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

JUNHO 2007

Ida para o Rio de Janeiro para uma reunião com o Presidente de Furnas – José Pedro

Sobre os projetos da entidade estiveram presentes na reunião o presidente da Curta Minas Cláudio Constantino e pela diretora de Comunicação, Daniela Fernandes.

Reunião na Rede Minas sobre o projeto Doctv Regional.

MAIO 2007

Prêmio SESC/SATED

Reunião com o CEC sobre a participação da curta Minas durante o 9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.Ficou acordado que teríamos um espaço para o Stand e que entregaríamos 2 prêmios (Melhor Curta Mineiro e Melhor Curta Brasileiro). O festival se comprometeu em trazer uma parte da diretoria da ABD nacional para um encontro durante o festival.

Encontro com o Senador Eliseu Resende na busca de uma articulação para ações futuras de fomento.

Encontro Como Ministro Hélio Costa na 1ª Terça .realizado pelo sindicato dos Jornalistas. Apresentação formal, oficio encaminhado ao ministro e a seu suplente, o senador Wellington Salgado sobre o andamento de políticas como a levantada pelo Senador Marcelo Crivella sobre o PL que afetaria a Lei Rouanet

Apresentou-se também para articularmos ações futuras conjuntamente com Sérgio Murilo, presidente da FENAJ em ações de divulgação e acompanhamento parlamentar em Brasília que eles possuem.

ABRIL 2007

Oficio encaminhado aos Senadores, manifestando-nos contrário ao projeto de Lei 069/2005, sobre alterações na lei Rouanet, no que diz respeito a inscrição de templos religiosos sobre a inscrição neste mecanismo do Pronac.

Encontro com Beth Jaguaripe sobre o Núcleo Digital Olhar Brasil. Debate sobre o formato do conselho definindo a linha de atuação, no caso, documentário e animação.

Estiveram presentes Guilherme Fuiza, Daniela Fernandes, Heitor Capuzzo, Cláudio Constantino, Neander César, Alexandre Pimenta, Daniela Giovana, Junia Torres, Cida reis, Sérgio Vilaça e Jussara. E duas convidadas do Instituto Marlin Azul

Elogiou-se a proposta de organização do NPD.