Relatório de Comunicação – Gestão 2007-2008

logo


Relatório de Comunicação


Daniela Fernandes

Diretora de Comunicação

Gestão 2007-2008

Dando prosseguimento ao Plano de Comunicação que foi feito na Gestão Anterior, continuamos a fortalecer as diretrizes que foram empregadas.

As Diretrizes da Diretoria de Comunicação são:

Público Alvo: Imprensa, Sócios e a Opinião Pública.

Objetivos: Colocar a Associação em evidência na Mídia e manter os sócios informados das atividades da Associação.

Estratégias: Manutenção de um relacionamento regular com os veículos de comunicação específicos, e Criação de mecanismos de relação com os Associados.

Ações: Confeccionar e entregar Kit Press para os jornalistas selecionados; enviar regularmente releases contendo informações sobre as atividades da Associação; visitar periodicamente as redações dos veículos tanto em BH quanto no Interior; programar palestras em faculdades de comunicação para divulgar a Associação; participar de festivais e mostras de cinema articulando sempre o nome da Associação perante a mídia, mantendo sempre um bom relacionamento com a imprensa; manifestar em lista de discussão do setor fornecendo noticias de interesse do setor; preocupar com a manutenção do site da Associação, pois o site é um dos principais veículos de comunicação da Curta Minas.

Instrumentos de Divulgação:

    • Mala Direta
    • Cartazes e folders
    • Lista de discussão
    • Assessoria de Imprensa
    • Pop card
    • Internet
    • Boletins virtuais

RESULTADOS

Assessoria de Imprensa Curta Minas

Números:

TV – 40 entrevistas

Jornais – 130 matérias

Radio – 41 entrevistas

Sites – 150 matérias

Total de mídia espontânea:

R$ 600.000,00 (contando com todos os projetos da Associação)

* Valor referente a todas as mídias

PARCEIROS COMUNICACIONAIS

Tv

Programa Curta – Rede Minas

Tv Integração – Filiada Globo em Uberlândia

Rádio

Radio inconfidência

Jornais

Folha da Mata – Viçosa

Jornal Tribuna Livre – Viçosa

Sites

Curta o Curta – Nacional

Guia BH – Estadual

Guia Entrada Franca

Atuação Política da Associação Curta Minas/ABD-MG

Articulações Políticas e Divulgação do trabalho Político

A comunicação da entidade auxiliou a diretoria em algumas de suas articulações políticas e também fez um acompanhamento dessas ações facilitando a circulação das informações perante os seus associados.

Essas articulações comunicacionais foram com o Presidente da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Sergio Murillo; Com Diretor da Tv Câmara (Brasília) Armando Rolemberg para auxiliar o presidente da Curta Minas na questão da ida do mesmo para Brasília para conversar com os deputados na questão da MP 298- Criação da EBC (Tv Pública).

Houve por parte dessa diretoria um acompanhamento das reuniões do Fórum Mineiro da Audiovisual, reuniões que ocorreram em todas as esferas (municipal, estadual e federal);

Essas ações e articulações resultaram em um convite feito pela Diretoria de Comunicação da ABD Nacional a Diretora da Curta Minas – Daniela Fernandes para fazer parte do Conselho de Comunicação da ABD Nacional. Esse Conselho será responsável por traçar estratégias de comunicação para a ABD Nacional.

A Diretora de Comunicação irá representar o presidente da Curta Minas durante as oficinas de planejamento do DOCTV IV e Encontro da ABD Nacional que ocorrerá em Brasília entre os dias 21 e 25 de Abril.

Durante as oficinas do DOCTV IV a diretora irá relatar a experiência da Curta Minas na divulgação do DOCTV anterior. De acordo com a Coordenação do DOCTV Minas Gerais e Paraná tiveram a melhor atuação na divulgação do projeto.

Projetos da Associação Curta Minas – Identidade Visual

Todos os projetos apresentados tiveram a preocupação

com suas identidades visuais.

EX: Identidade Visual do Projeto Cineclube Curta Circuito

Parcerias Comunicacionais

A diretoria de Comunicação auxilia na divulgação de projetos parceiros. Atualmente estamos divulgando a Inauguração da nova sede do CRAV.

Comunicação com os Sócios

Existe uma preocupação com a Comunicação entre a entidade e seus associados. As estratégias de comunicação com os sócios é feita da seguinte forma:

  • Lista de discussão da Curta Minas;
  • Correspondência (o envio de correspondência aos sócios é uma ação Integrada com as Diretorias Administrativa e Financeira);
  • Mala direta. Auxilio por parte da Diretoria de Comunicação na questão da divulgação dos projetos desenvolvidos pela Associação Ex: foi enviado a todos os sócios um Convite de encerramento do Cineclube Curta Circuito de 2007.
  • Boletim Virtual – envio de informações relevantes para os associados- editais abertos, informação da programação do Cineclube Curta Circuito e informações de outros projetos da Curta Minas.

Instrumentos de Controle

Nosso instrumento foi um pequeno questionário
qualitativo que foi entregue
para os sócios da Curta Minas
na tentativa de melhorar a relação

entre entidade e sócios.

Apenas 5 sócios responderam o questionário.