Apresentação

A Associação Curta Minas/ABD-MG desde a sua fundação em 1999 é representante da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas (ABD) em Minas Gerais.

A entidade é responsável, juntamente com todas as ABD’s instaladas nos Estados do Brasil,  por ações de difusão, distribuição e comercialização do curta e o documentário em diferentes janelas, fomentando e discutindo a criação de politicas e iniciativas em prol do curta-metragem e do documentário.

É uma entidade de pessoas físicas, seu quadro de sócios, constantemente renovado. Muitos desses profissionais representam hoje mais de 10 empresas produtoras na cidade. A Associação é filiada também ao Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), ao Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Em seus 16 anos de existência a Curta Minas/ABD-MG é hoje o “elo comum” de um número diverso e expressivo de realizadores do estado reconhecidos profissionalmente tanto no Brasil quanto no exterior. Nos últimos anos a produção mineira vem apresentando resultados significativos, mostrando uma efervescência nunca antes vista, expandindo o nosso mercado, revelando novos talentos e consolidando realizadores.