Curta o Acervo

Curta o Acervo

Chegamos ao fim de uma etapa! Não que isso signifique seu fim, mas, sim, o seu começo.

Começo de uma das mais necessárias e importantes discussões sobre preservação e memória do audiovisual.

Desde 1999, ano da sua fundação, a Curta Minas apoia, fomenta e trabalha a questão da memória do audiovisual. Essa preocupação parte inicialmente da nossa essência, nosso estatuto, onde deixamos claro a importância de defender, promover e fomentar toda a cadeia produtiva do audiovisual.

Através de nossos projetos podemos de algum modo suprir, mesmo que emergencialmente, as carências do setor. O Curta o Acervo surgiu num momento em que a entidade necessitava de uma melhor estruturação administrativa do seu acervo, ter um instrumento de acessibilidade, difusão, reflexão e diagnóstico sobre a memória e conservação dos filmes realizados em Minas Gerais. Podemos dizer que o Curta o Acervo foi um projeto sonhado desde 2003, quando publicamos nossa primeira e ousada pesquisa sobre curtas, médias e vídeos.

O que vocês verão nesta nova publicação será a evolução deste processo. Uma edição revisada e ampliada, voltada principalmente para as questões de memória, preservação e acessibilidade dos filmes. Se incialmente fizemos uma “identificação” de nossas produções, este projeto aprofundou seus objetivos, indo em busca de um diagnóstico de nossa filmografia finalizada em 35mm e do que a envolve.

Ao longo das duas edições do Curta o Acervo tivemos algumas discussões e encaminhamentos reflexivos no que diz respeito à questão da preservação do audiovisual no estado e, consequentemente, no Brasil. Alguns pontos fundamentais para reflexão: o descaso de alguns realizadores com a memória de seus filmes, e consequentemente para a preservação dos mesmos; a falta de políticas públicas voltadas para a conservação e a preservação do audiovisual; e os desafios impostos pelas novas tecnologias.

Para elucidar essas questões e outras, convidamos dois pesquisadores da área: Eduardo Morettin e Fernanda Coelho que gentilmente organizaram dois artigos para enriquecer esta publicação.

Ficam aqui nossos agradecimentos à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através do Fundo Estadual de Cultura, a toda equipe do Fundo, ao Banco BDMG, aos realizadores que prezam pela memória de seus filmes e que gentilmente nos forneceram informações que resultaram nesta publicação, e a todos os profissionais envolvidos na catalogação de 2003 e na I e II edição do Curta o Acervo.

Desejamos que haja muitos outros projetos iguais ao Curta o Acervo e que nunca cesse a vontade de cuidar e preservar a nossa memória.


Diretoria Associação Curta Minas/ABD-MG

  • Ficha Técnica da Equipe
  • Agradecimentos


  • Filmes de 2009

    A Falta que Me Faz

    Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.


    Andrômeda – A menina que fumava sabão

    Não tenho poder de mudar ninguém e, caso tivesse, faria força para manter o livre arbítrio das pessoas que amo.


    Bala na Cabeça

    Um assassino e sua vítima presos a um agonizante impasse, a uma interminável espera, a um jogo mortal. Em seus últimos momentos, só resta ao protagonista de BALA NA CABEÇA, Pedro, perder-se em suas reminiscências e alterar sua percepção de tempo. Tempo que se alonga ou se encurta à mercê da personagem principal, Pedro.


    Desígnio: caderno de notas e esboços a respeito de um filme chamado Mulher à Tarde

    O filme feito só se faz, porque muitos filmes não se fez. Ou melhor: fazer um filme é matar uma a uma as várias possibilidades de existência desse filme, até que reste uma, a visível. Esse percurso da ideia em direção à forma raramente é mostrado. Em parte porque é difícil dominá-lo e mostrá-lo. Desígnio é um filme que se restringe a esse caminho. Há quem o confunda com making ofs, mas em desígnio vamos por outro caminho: bastidores da mente, não da produção. Os desenhos (disegnos) rascunhados de quem quer pintar e se prepara. Desenhos do antes e do depois. De preparação e de ruína. Mostrar como o filme vai sur- gindo e mostrar o que fica depois dele, quando se tem que lidar com suas marcas no mundo e dentro de si.


    Homem Provisório

    Homem obcecado pelo passado. Parece que tudo que ele viveu não justifica estar vivo. Quase sempre se refugia em locais onde a vida está em extinção.


    O Filme Mais Violento do Mundo

    Raimundo, produtor fracassado, pede ajuda financeira ao amigo e produtor de sucesso J.C. para realizar seu próximo projeto. J.C. condiciona o apoio à mudança de estilo de Raimundo. Raimundo terá que fazer um filme visando o grande público e seguindo a cartilha do velho produtor: violência, sexo, não-atores, favela e muitos tiros. Raimundo faz o que o produtor manda, mas um fato inesperado ameaça a conclusão do filme.


    Pólis

    Um dia qualquer, uma cidade comum. O horror e o sublime do urbano em constante trans- formação, numa era onde não há nada acabado, definitivo. Construção e destruição, sístole e diástole expressas na poética da pólis contemporânea.


    Rio de Mulheres

    Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem entre crianças e outras mulheres.


    Urbe

    Um documentário sobre uma cidade e sua alma. A presença da vida e da morte nos centros urbanos contemporâneos. Uma reflexão sobre as raízes das cidades e os sentimentos de seus habitantes.



    Filmes de 2008

    A Arquitetura do Corpo

    Os bailarinos e suas formas. Suas dores. Seus sonhos…


    Os Filmes Que Não Fiz

    Nos moldes dos documentários onde diretores de cinema falam de seus filmes, o nosso filme mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um diretor que tem muitos projetos, mas não tem nenhum filme realizado.


    Oxicianureto de Mercúrio

    Amâncio, um jovem boêmio da década de 30, encontra amigos em um bar e relata o seu doloroso tratamento com Oxicianureto de Mercúrio para se curar de uma úlcera sifilítica no estômago. Enquanto a sua história toma ares de fantasia e aventura, um homem bruto e bêbado o desafia a provar que está realmente curado.


    Tricoteios

    Tricoteios faz um mergulho no universo da fofoca e da maledicência a partir de um casal que assiste e comenta a vida alheia a partir das frestas da janela da sua casa no dia do enterro de uma figura ilustre numa cidade do interior.



    Filmes de 2007

    A Demolição

    A eminente demolição da casa de infância de Gilmar trás memórias há muito tempo guardadas.


    Andarilho

    Três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas em estradas do nordeste de Minas Gerais. Um filme sobre a relação entre o caminhar e o pensar, em que o constante movimento das coisas transitórias apresenta a vida como um lugar de mera passagem.


    Dois Lados

    Um homem acorda dentro de seu próprio cérebro e se vê no meio de uma disputa entre o lado esquerdo e o lado direito, em um ambiente intrigante, estranhamente familiar e paradoxalmente novo.


    Era uma Vez

    Era uma vez a noite escura e uma fada que ia ser assaltada. Ela entra no ônibus vazio em direção ao homem, seu revolver e destino. Mas então surge o segundo assaltante…


    Galinha ao Molho Pardo

    O menino Fernando vive aventuras ao tentar salvar a vida de uma galinha, que seria preparada ao molho pardo pela cozinheira Alzira para o almoço de domingo. Filme baseado em conto do livro *O menino no espelho* de Fernando Sabino.


    O Andar Superior

    Teotônio Flanela, um simples contador, vive situações inusitadas para conseguir embarcar para o descanso eterno.


    O Crime da Atriz

    Uma atriz nada conformada com o reduzido papel que lhe foi designado pelo diretor, resolve mudar sua participação em uma peça teatral. Através de uma atuação impulsiva, tenta mostrar seu talento.


    O Homem da Cabeça de Papelão

    Em uma sociedade indefinida no tempo, um homem muda de cabeça e descobre que só a verdade não o libertará.


    Outono

    1 – Um errante entra em uma casa. Sem ser visto, ele assiste ao tempo daquele lugar.
    2 – Outono é um filme de humanidades, onde acontecimentos atravessam rotinas, revelam intimidades e desatam limites.
    3 – Três personagens transitam por uma mesma casa sem se encontrarem. O errante, o morador e a ex-mulher do morador.


    Sentinela

    A passagem para morte narrada por personagens reais e capturada por diferentes texturas fílmicas.



    Filmes de 2006

    A Garota

    “Condenada por brincar. A estória de uma menina em preto e branco e uma boneca em aquarela numa pintura sobre tela.”
    “Um filme com um sorriso e talvez – duas lágrimas.”


    Arremate

    Um barbeiro recebe um telefonema chamando-o para um serviço em domicílio, numa residência próxima à sua barbearia. E ele assim o faz. Junto com seu ajudante, ele vai ao encontro de quem o contratou, mas descobre que o serviço não é exatamente o que pensava. O que era para ser um trabalho simples e rotineiro, acaba se transformando num dia cheio de surpresas, com pessoas pra lá de estranhas.


    Bandeira

    Uma fábula sobre as desigualdades sociais nos centros urbanos. Fugindo de incêndio na mata, um Tamanduá tenta sobreviver com dignidade numa cidade grande dominada por cães.


    Bárbara

    “Ao lado do leito em que seu pai está morrendo este ser humano que é rejeitado de dia pelas mesmas pessoas que lhe amaram à noite, se afirma em suas lembranças. Bárbara, travestida em aparência e essência; um ser na corda bamba, entre camas de vida e morte, entre a recusa e a aceitação.”


    Chuva nos Telhados Antigos

    O reencontro de um casal e as lembranças de um amor desfeito.


    Clara

    Acendi um cigarro e fiquei olhando para a rua, vendo as pessoas fugirem dos carros enfurecidos. Pura covardia. Automóveis. Outro atropelamento. Curiosos solidários acercam-se do corpo inerte. – Não entendo como alguém pode se sentir atraído por uma tragédia.


    Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados

    Surge mais um templo: Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados. Flâmulas, estandartes, um hino de louvor, um ideário libertário de fé. Nesta igreja, são os fiéis os contemplados. Recebem ao invés de pagarem dízimo. Na dinâmica cultural, o homem inventa novas formas de evitar a solidão e a culpa. Os mais abastados fazem escolhas, como uma ida a um psiquiatra ou um passeio lisérgico de alguns burgueses que farejam uma nova seita de cipó amazônico. Aos excluídos resta a casa lotérica, a água ardente ou um templo de salvação.


    O Ronco da Barriga

    Pedro, um mineiro danado de esperto, acorda com o roncar de sua barriga, que mais parece o ronco de onça querendo comida. Sem posses e sem dinheiro, Pedro sabe que precisa matar sua fome, antes que a fome acabe com ele.Pedro usa de espertezas e jeitinhos para conseguir o que comer.Ao mesmo tempo, com um tratamento narrativo quase pícaro, mostramos que a indiferença e a falta de solidariedade de certas pessoas nem sempre acaba bem.


    Pela Noite

    Dedicado à memória da boêmia no centro de Belo Horizonte. Um retrato do universo de trabalhadores que à noite se transformam em exímios dançarinos.


    Sumidouro

    Sumidouro é um documentário que aborda a migração de duas comunidades, Porto dos Coris e Peixe Cru, situadas na região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, que foram inundadas pelo reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Irapé.


    Trecho

    O filme acompanha a caminhada de Libério por estradas que o levam de Belo Horizonte à Recife. Um diário imagético e sonoro remonta uma viagem realizada há 8 anos



    Filmes de 2005

    Aboio

    No interior do Brasil, adentrando as extensões semi-áridas da caatinga, há homens que ainda hoje conservam hábitos arcaicos, como o costume de tanger o gado por meio de um canto de nome aboio. O filme aborda a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.


    Agtux

    Os Maxakali vivem no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro revelados em desenhos, pinturas, roupas, cantos, poemas, os Maxakali, como a maior parte dos povos indígenas, vivem sob uma sombra de miséria amplamente divulgada na mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza de seus grafismos, de sua língua, de sua vida cotidiana. Ãgtux significa ‘contar histórias’.


    Nascente

    A vida flui e se renova como a água, o destino torna-se nascente.


    O maior espetáculo da terra

    “Onde houver lona para cobrir um território, mínimo e esmolambado que seja, haverá circo.” (Carlos Heitor Cony) Um documentário sobre um circo na corda bamba.


    SX80bh

    Filme desperta diversas sensações audiovisuais.


    Silêncio

    Imersão numa zona onde formas fluídas e ausência de palavras revelam que o silêncio está antes de todas as coisas.



    Filmes de 2004

    A Delicadeza do Amor

    A Delicadeza do Amor no cinema nasce da possibilidade vislumbrada de explorar, com sons e imagens em movimento, as várias dimensões afetivas de uma relação amorosa.


    A Idade do Homem

    Um homem, um quarto, um banheiro e um tempo que não quer acabar.


    Ausência

    “Por muito tempo achei que a ausência é falta E lastimava ignorante, a falta Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim…” (Drummond)


    Biografia do tempo

    Documentário que mostra uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do escritor brasileiro Pedro Nava e do documentarista cubano Santiago Alvarez.


    Castigo

    Duas irmãs Stellinha e Ângela rememoram o tempo passado quando eram as rainhas do Baile, no Iate Tênis Clube.


    Da Janela do Meu Quarto

    Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando.


    Fui!!!

    Uma transação de drogas envolvendo uma organização estrangeira falha e dois gringos arrogantes são enviados para resolver a situação mas acabam sendo guiados por um motorista de táxi abobalhado e sem vergonha pelas ruas do Rio de Janeiro. Essa estranha mistura de personalidades e culturas termina por ter um desfecho hilário


    Meninos da Zona Sul

    O que pode acontecer a um garoto apaixonado por futebol quando vê a foto do irmão mais velho publicada na primeira página de um jornal? A foto revela diferentes pontos de vista sobre a realidade em que vive Conga, de sete anos. Ele descobre um fato que pode mudar os rumos de sua infância.


    O Vento

    Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores, até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão da igreja. Embora o vento seja uma força sobrenatural e faça de tudo para infernizar o sacristão, este conta com uma ajuda divina.


    Plutão

    Plutão, um pouco receoso sai do reino de Tártaro e vê a luz do sol. Mas voltar a atmosfera inferior está a dificuldade.


    Rua da Amargura

    Dois irmãos tentando pagar as dívidas.



    Filmes de 2003

    Cemitério da Memória

    Documentário construído com imagens caseiras e áudio de arquivo sobre a vida cotidiana no século XX.


    Crônicas da Vida

    Em Belo Horizonte um radialista funciona como uma espécie de psicanalista e cupido. Em torno do seu programa de rádio pessoas entrelaçam seus destinos e encontram uma forma de fugir da solidão.


    O Negro

    Inspirado no conto homônimo de Dalton Trevisan, O Negro revela um fragmento da história de uma mulher de meia idade, que depois de conhecer um negro, enfrenta um dilema conjugal.


    Restos

    Na noite do dia 13 de janeiro de 2003, cinco câmeras gravaram a coleta de lixo sendo feita em cinco diferentes cidades domundo. Belo Horizonte, Paris, Nova Iorque, Havana e Londres



    Filmes de 2002

    Cerrar a Porta

    O avô, em sua última primavera, preso à cama, recita um poema. O neto o acompanha.


    Clausura

    Um homem, preso em um cativeiro, tenta de todas as formas se libertar.


    Glória e Memória da Cana

    O pequeno povoado da Glória de Cataguases se iniciou com a chegada do desbravador dessas terras, o Major Vieira, por volta de 1842, sendo o fundador da Fazenda da Glória. No alambique da Fazenda Humaitá, que era parte dos 3000 alqueires de terra recebidos como sesmaria pelo Major, o cultivo da cana-de-açúcar e a produção artesanal da cachaça passaram a fazer parte do cotidiano e do folclore do povo que ali vive.


    Olho de Sogro

    O filme conta a estória de um genro e o sogro que viviam se estranhando até se encontrarem numa boate gay.


    Plano-sequência

    Radical. Inventivo. Sedutor. Polêmico. Cafajeste. Rubs conseguiu em sua vida e obra atrair ódios e amores extremos. Não percam suas últimas declarações sobre a fama, o sucesso e os urubus que o rodeiam. As lembranças deixadas por Rubs, um dos maiores astros do cinema brasileiro.


    Remédios do Amor

    Abelardo vai a Ouro Preto em busca de sua Heloísa, que não o quer mais… Começa uma ciranda amorosa comentada pelas falas de Vieira sobre os remédios do amor.


    Todo Dia Na Rua

    Uma poética urbana. O dia a dia das varredeiras de rua no Centro de Belo Horizonte e sua relação com a cidade.


    Vertigem

    Curta-poético sobre o fascinante artista plástico mineiro Arlindo Daibert.



    Filmes de 2001

    Bailarina

    Em uma sociedade fictícia, onde toda produção artística deve passar pela aprovação “democrática” de um Comitê de Avaliação Artística, uma bailarina se rebela contra as arbitrariedades desse comitê em nome da sua verdade artística, abalando, com isso, as estruturas dessa sociedade.


    Bodas de Campeonato

    Mulher espera marido para jantar em casa para celebrar aniversário de casamento, Marido chega de viagem, esquece do aniversário de casamento e vai assistir à final do campeonato brasileiro. Uma disputa inicia-se entre os dois e, de maneira fantástica, essa disputa vai para o campo de futebol, onde cada um assume um papel como adversário.


    Calçadão Onde de Tudo Acontece

    Num belo dia pela manhã, por entre a multidão, lojas, galerias e camelôs que movimentam o Calçadão do centro da cidade de Juiz de Fora, um sujeito chamado Juvenal (Thadeu Santos) encontra por acaso velho amigo Silva (Marcelo Jardim) que há muito não vê. Ambos começam a contar as novidades sem nenhuma perspectiva concreta ou objetiva. Porém, um inusitado escândalo põe fim à conversa e desencadeia fatos inusitados.


    Clandestinos

    Clandestinos procura traduzir plasticamente os sentimentos de medo, vividos por jovens que no final dos anos 60 lutavam pela liberdade. Os aspectos formais e a temática do filme buscam uma unidade.


    Dalmar e Rosália

    Uma história de amor impossível possível.


    De Incerta Feita

    Quatro amigos que há muito não se viam reencontram-se em um funeral e relembram a infância.


    Deus me Livre ou O dia em que o diabo decidiu devolver o inferno

    O Diabo se sentindo inútil diante da maldade do homem decide devolver o inferno a Deus. Fábula universal, traduzida para um contexto brasileiro se utilizando de elementos estéticos e narrativos comuns do interior do país.


    Dois Homens

    Dois homens estão sentados num bar cheio de gente sem fazer nada, sem dizer nada e sem pensar em nada. Uma reflexão sobre o homem, sua falta de comunicação, o vazio.


    Negócio Fechado

    Dois compadres se encontram para um negócio de compra e venda de gado. O interessado em comprar enche de defeitos os animais. O que está vendendo, naturalmente, elogia. Mas, além da qualidade do produto, eles precisam também acertar um preço. Adaptação do conto “Como a gente negoceia”, de Olavo Romano.


    Duralex Sedelex

    Documentário sobre um homem simples que reúne em si tradição e modernidade, arte e técnica, autodeterminacão e destino. Duralex Sedelex nos projeta José Japonês, um homem que viveu toda a sua vida dedicada a um só ofício.


    Em Nome do Pai e do Filho

    Uma carta de pêsames; o peso da hereditariedade.


    Esse Deserto

    Totalmente sem diálogos as histórias d’ Esse Deserto emergem da situação extrema dos moradores de um edifício comum.


    Françoise

    Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária.


    Geografia do Som

    Da manhã à noite, vários lugares da cidade de Belo Horizonte com seus habitantes são retratados em um falso documentário onde tudo é verdade.


    O Bloqueio

    Gérion é um solitário morador de um edifício no qual é assolado por uma intensa quantidade de barulhos que, além de atormentar e quase levá-lo à loucura, deixam no ar a seguinte questão: estariam construindo ou destruindo?


    Para Sempre Assim

    “Não será sempre assim… Quando não for”


    Selenita Acusa! – Trilogia do Caos Parte II

    A popularidade transformou o antes obscuro Dr. Cretinus numa estrela das mídias, e o poder subiu à cabeça do cientista. Trocando o laboratório pela política, ele se esqueceu de sua fiel assistente Selenita que, ferida em seu íntimo, vinga-se com método. Mas ela não chega a saborear seu feito, pois seu brilhante produto revela-se nefasto, ameaçando a vida na Terra.


    Todos os Dias São Iguais

    Todos os Dias São Iguais trata da solidão nos grandes centros, da busca da felicidade focada no encontro de um grande amor.


    Velocidade

    Um gato cruza uma cidade noturna.



    Filmes de 2000

    A Janela do Caos

    Uma visão neorrealista sobre o poeta Murilo Mendes


    Perdemos de 1 a 1

    Dr. Neco torce para o Cruzeiro, D. Zita, para o Atlético. Quando os dois times se enfrentam, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais vira campo de batalha.



    Filmes de 1999

    Encantamento de Camargo Guarnieri

    Documentário musical sobre a vida e a obra do ilustre compositor erudito paulista.